A sala de aula é um espaço privilegiado para a aprendizagem, onde crianças, adolescentes e jovens têm oportunidades e acesso a informações e experiências que o levam a construir-se como cidadão autônomo construtor de sua própria
história, tornando-se uma pessoa mais feliz, íntegra e consciente de seus direitos e deveres. E, neste processo, o professor desempenha um papel fundamental na formação do educando levando-o a constituir-se como sujeito na sua relação com o mundo.
Diante dessa visão, é tarefa do professor motivar seus alunos para que encontrem estímulos e vontade de aprender, sendo necessário rever a prática em sala de aula e buscar subsídios que proporcionem uma melhor qualidade de Educação.
Nessa perspectiva, O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, “Gestar II” vem contribuir para melhoria do processo ensino aprendizagem, enfocando uma nova
visão na aplicação da prática e teoria em sala de aula. Acreditando, nesta proposta e sentindo a necessidade de rever a prática pedagógica,estou nesse programa, repassando para outros professores de Língua Portuguesa essa nova metodologia.
No dia 30 do mês de março o curso teve início. A aula inaugural aconteceu no auditório da 21ª GERED, em Criciúma com a presença de todos os cursistas de Língua Portuguesa. A coordenadora regional Carla Maria Michels Nuernberg, apresentou a proposta do curso, as formadoras e esclareceu dúvidas. A professora Luiza falou em nome das formadoras, explicou nossa função no decorrer do curso e motivou os cursistas para se empenharem com dedicação neste programa de aprendizagem.
No dia 6 de abril foi a primeira aula com a minha turma. Tudo foi planejado minuciosamente para que desse certo. Aproveitei as idéias da professora Andréia confeccionando e customizando o crachá, a dinâmica do nó, onde cada um falou um pouco de sua vida pessoal e profissional. Fiz a explanação do Guia Geral no power point ( data show) pontuando tópicos importantes. Os cursistas interagiram com entusiasmo. No fim do encontro pedi para cada um resumir a tarde com uma só palavra, então tive a certeza que o encontro fora muito bom. Saí satisfeita com o meu trabalho.
Dia 13 de abril continuei a discussão do Guia Geral e a realização das atividades das páginas 13 e 21. Na seqüência apresentei as Unidades 9 e 10 do TP3, fazendo uso da tecnologia, para mostrar pontos importantes. Os cursistas realizaram atividades para aplicar em sala de aula incluindo a teoria apresentada.
Mais uma tarde proveitosa, onde todos gostaram.
No encontro, dia 27 de abril os cursistas relataram as atividades aplicadas com seus alunos e entregaram o relatório. Apresentei as Unidades 11 e 12 do TP3, abordando os pontos mais relevantes.
Todos os cursistas gostaram muito do material, enfatizando o fácil entendimento do conteúdo, das atividade e o fato de estarem prontas para aplicar em sala de aula, também, ressaltaram o interesse e entusiasmo dos alunos na realização das atividades.
Apontaram como pontos negativos o pouco tempo para aplicar as atividades, tendo em vista que nos encontramos toda semana.
A carga horária de 300h cansativa, pois todos ministram 40 aulas durante a semana.
Os cursistas estão mostrando um bom desempenho no curso, participando dos encontros e realizando suas atividades com dedicação.
história, tornando-se uma pessoa mais feliz, íntegra e consciente de seus direitos e deveres. E, neste processo, o professor desempenha um papel fundamental na formação do educando levando-o a constituir-se como sujeito na sua relação com o mundo.
Diante dessa visão, é tarefa do professor motivar seus alunos para que encontrem estímulos e vontade de aprender, sendo necessário rever a prática em sala de aula e buscar subsídios que proporcionem uma melhor qualidade de Educação.
Nessa perspectiva, O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, “Gestar II” vem contribuir para melhoria do processo ensino aprendizagem, enfocando uma nova
visão na aplicação da prática e teoria em sala de aula. Acreditando, nesta proposta e sentindo a necessidade de rever a prática pedagógica,estou nesse programa, repassando para outros professores de Língua Portuguesa essa nova metodologia.
No dia 30 do mês de março o curso teve início. A aula inaugural aconteceu no auditório da 21ª GERED, em Criciúma com a presença de todos os cursistas de Língua Portuguesa. A coordenadora regional Carla Maria Michels Nuernberg, apresentou a proposta do curso, as formadoras e esclareceu dúvidas. A professora Luiza falou em nome das formadoras, explicou nossa função no decorrer do curso e motivou os cursistas para se empenharem com dedicação neste programa de aprendizagem.
No dia 6 de abril foi a primeira aula com a minha turma. Tudo foi planejado minuciosamente para que desse certo. Aproveitei as idéias da professora Andréia confeccionando e customizando o crachá, a dinâmica do nó, onde cada um falou um pouco de sua vida pessoal e profissional. Fiz a explanação do Guia Geral no power point ( data show) pontuando tópicos importantes. Os cursistas interagiram com entusiasmo. No fim do encontro pedi para cada um resumir a tarde com uma só palavra, então tive a certeza que o encontro fora muito bom. Saí satisfeita com o meu trabalho.
Dia 13 de abril continuei a discussão do Guia Geral e a realização das atividades das páginas 13 e 21. Na seqüência apresentei as Unidades 9 e 10 do TP3, fazendo uso da tecnologia, para mostrar pontos importantes. Os cursistas realizaram atividades para aplicar em sala de aula incluindo a teoria apresentada.
Mais uma tarde proveitosa, onde todos gostaram.
No encontro, dia 27 de abril os cursistas relataram as atividades aplicadas com seus alunos e entregaram o relatório. Apresentei as Unidades 11 e 12 do TP3, abordando os pontos mais relevantes.
Todos os cursistas gostaram muito do material, enfatizando o fácil entendimento do conteúdo, das atividade e o fato de estarem prontas para aplicar em sala de aula, também, ressaltaram o interesse e entusiasmo dos alunos na realização das atividades.
Apontaram como pontos negativos o pouco tempo para aplicar as atividades, tendo em vista que nos encontramos toda semana.
A carga horária de 300h cansativa, pois todos ministram 40 aulas durante a semana.
Os cursistas estão mostrando um bom desempenho no curso, participando dos encontros e realizando suas atividades com dedicação.
Como vai profa. Rosane!!! Passando para uma rápida visita de apreciação do blog. Muito bem!
ResponderExcluirCarinhoso abraço,
Profa. Andreia
Formadora - UnB