segunda-feira, 27 de abril de 2009

Memorial Reflexivo de minha vida profissional


Bem, como menina sonhadora e cheia de planos desde os sete anos, quando entrei na escola para frequentar 1ª série já sabia de minha vocação , pois ensinar e poder compartilhar troca de experiências era meu sonho. Apesar das dificuldades encontradas na época para estudar, eu venci, pois morava na zona rural e o horário de circulação dos ônibus eram poucos . Filha de Pedro Viana, agropecuarista e Maria de Oliveira Viana professora, sempre tive muito apoio e incentivo de meus pais, a quem devo toda minha gratidão e respeito, com certeza eles foram meu alicerce e sustentaram meus anseios me conduzindo pelo caminho certo.
Frequentei a escola Reunida Manoel Fernandes próxima de minha casa, ali fiz meus primeiros anos escolares ( 1ª a 4ª séries). A partir da 5ª série fui estudar na escola de Ensino Fundamental Maria da Glória e Silva, localizada no bairro Aurora – Mineração, onde concluí o Ensino fundamental, foi um período muito bom, novas amizades, namoricos, aprendi muito. Ainda certa de meus planos futuros, me formar professora. Em 1996 iniciei o 2º grau na época tive que estudar em Criciúma , no Colegião por dois anos , tendo que me afastar da família e amigos para morar com minha avó paterna devido ao difícil acesso de transporte para chegar à escola. No início foi muito difícil ficar longe da família e amigos, mas como a persistência fala mais alto segui em frente. A menina moça –tímida tinha que desvendar diariamente as surpresas que a vida propunha. Então no último ano do Magistério voltei para Içara, minha terra natal, e terminei o curso estudando à noite na Escola de Educação Básica Antonio João, porque minha irmã mais nova iniciava o Ensino Médio e nós tínhamos que ir juntas para a escola.
Então em 1988 terminei o curso de magistério e me formei professora, o sonho começava tornar-se realidade, e no ano seguinte comecei a dar aulas adivinhe onde? É na escola em que fiz as séries iniciais, a escola próxima de minha casa, a minha escolinha. Tudo me alegrava e a cada dia eu me tornava mais feliz com o meu trabalho e com meus alunos, apesar das dificuldades, pois tinha que dar aulas para duas turmas juntas, fazer merenda, limpar a escola, dar aulas de Educação Física e Artes. Bom ,então no final do ano fiz o vestibular para Pedagogia e Letras segunda opção, porém passei em letras na 1ª chamada , e em 1990 iniciei o curso de Letras na UNESC no período vespertino, em princípio era só por uma semana e então mudaria para o curso de Pedagogia, mas algo inesperado aconteceu e com uma semana de aula me apaixonei pelo curso de Letras.
Foram os quatros melhores anos de minha vida enquanto estudante, novas amizades, desafios, conquistas. Tive muitos bons professores mas um em especial o Professor Dr Eurico Back (in memerium), este deixou profundas marcas de boas lembranças , seu carinho, sua simplicidade e acima de tudo seu conhecimento encantava a todos de minha turma. Tenho certeza de que o professor Eurico jamais morrerá em nossa memória .
Neste período da graduação fizemos uma viagem para Minas Gerais “Ouro Preto”, onde ficamos dez dias hospedados em repúblicas, conhecendo a história mineira, a cidade e os acadêmicos de lá, também fomos para “Ilha do Mel” Paraná, e ficamos dois dias em Curitiba conhecendo o local. Estes além de outros momentos, foram muito significativos para mim, jamais esquecerei os passeios, as aulas, os colegas,as provas inesperadas e o carinho que cada um deixou registrado em minha memória.
Formatura em janeiro de 1994 e casamento em junho do mesmo ano,enquanto isso minha vida profissional corria normalmente, traballhava no período matutino de 1ª a 4ª série e no período vespertino estudava, como disse antes sempre pude contar com o apoio financeiro de meus pais.
Neste mesmo ano comecei a dar aulas de Língua Portuguesa para alunos de 5ª a 8ª séries e Ensino Médio ,”nossa como sofri”, pois estudava muito para dar conta do “recado” e não transmitir fracasso diante dos alunos.
Daí então, parei de dar aulas para séries iniciais . Trabalhei durante oito anos na na mesma escola, pois meu trabalho correspondia com as expectativas .
Em 1999 passei no concurso público estadual e me efetivei numa escola afastada do centro da cidade, eu ia de manhã e só retornava para casa no fim do dia . Após dois anos fui convidada para assumir o cargo de diretora adjunta na escola a qual estou até hoje. Fiquei dois anos na direção , pois houve troca de governo, neste período fiz concurso de remoção e optei por esta escola que é a Escola de Educação Básica Antonio Colonetti. Neste período também fiz minha Pós-Graduação em Língua Portuguesa e Textualidade, na UNESC, o curso durou um ano e meio ,tínhamos aulas a cada quinze dias, na sexta-feira à noite e sábado o dia inteiro. Enquanto isto participei de muitos cursos de capacitação , curso de inglês, também uma segunda Pós – Graduação pela Universidade do estado de Santa Catarina – UDESC , cujo Título “Gestão Escolar”.
Nesta trajetória de minha vida vale lembrar o apoio de meu esposo Joélio e a chegada de meus dois filhos a Bárbara hoje com 11 anos e o João Pedro com 5 anos, são lindos e maravilhosos. Sou muito feliz junto a minha família e a escola onde trabalho que tenho como minha segunda casa, tenho muito carinho pelos meus alunos e colegas de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário