sexta-feira, 17 de abril de 2009

Resumo do Guia Geral


Gestar II – Programa Gestão da Aprendizagem escolar.

Unidade 1 – O Gestar II como programa de formação Continuada em Serviço.

É um programa de formação continuada semipresencial, orientada para a formação
de professores de Matemática e língua Portuguesa, objetivando a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
A finalidade do programa é elevar a competência dos professores e seus alunos e, consequentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sociocultural.

A modalidade do programa é de formação semipresencial fundamentada pele teoria e pelos pressupostos da educação a distância, que oferece estratégias de estudo individual, visando a autonomia do estudante. Esta formação, apoiada por cadernos teóricos- práticos para o estudo autônomo, inclui encontros presenciais para a realização de atividades como: troca de experiências e reflexão individual e em grupos, esclarecimentos de dùvidas e questionamentos , planejamento e elaboração de situações didáticas, análise crítica das atividades práticas em sala de aula.

O programa garante a formação continuada em serviço para professores e formadores a ser desenvolvida ao longo de um ano, sendo 96h presenciais para formadores e 204 horas não- presenciais. Devendo ter no mínimo 75% de freqüência, entregar os portfólio e as atividades indicadas. O formador receberá sua certificação pela UNB.

O professor cursista estadual/ municipal ficará sob responsabilidade do professor formador, tendo 300 horas de curso: 120 presencial e 180 à distância. A certificação será feita pela secretaria estadual/ Municipal.

Os materiais de ensino-aprendizagem são:
6 cadernos de Teoria e Prática – T P
1 Guia Geral
1 caderno do Formador


Estratégias para implementação e avaliação;
Oficinas Coletivas;
Plantão pedagógico;
Realização das atividades;
Relatórios quinzenais;
Atividades em sala de aula.




Unidade 2 - A Proposta Pedagógica do Gestar II

O trabalho do Gestar II se baseia na concepção sócio-construtivista do processo de ensino-aprendizagem, onde alunos e professor constroem juntos o conhecimento em sala de aula por meio de uma relação apoiada no interesse e na participação ativa dos alunos e da atuação do professor como mediador, entre os alunos e o conhecimento sócia e historicamente construído.


Currículo do Gestar II – Língua Portuguesa

Objetivo Geral: Possibilitar ao professor de Língua Portuguesa de ano finais um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.


Nos cadernos de Teoria e Prática , busca-se evidenciar que, no trabalho com a linguagem, se privilegia o uso da Língua como atividade social e comunicativa em que os interlocutores atuam em um espaço cultural e histórico.

Os Cadernos de Teoria e Prática:
TP1- Linguagem e Cultura
TP2- Análise Lingüística e Análise Literária
TP3 – Gêneros e Tipos Textuais
TP4 – Leitura e Processos de Escrita I
TP5 - Estilo, Coerência e Coesão
TP6 – Leitura e Processos da Escrita II


Unidade 3 - A Implementação do Gestar II

Organização dos Cadernos de Teoria e Prática
1- Título da Unidade
2- Iniciando nossa conversa
3- Definindo nosso Ponto de Chegada: objetivos
4- Seções
Atividades
Indo à sala de aula
Avançando na prática
Importante
Recordando
Resumindo
Bibliografia
Leituras Sugeridas
Ampliando nossas Referências
Correção das Atividades


Sistema de Avaliação do Professor Cursista

Direitos e deveres;
Freqüência de 75%
Lição de casa ou socializando o conhecimento ( portfólio)
Projeto

Atribuições e Responsabilidades do Formador para com o Cursista

Planejar os encontros presenciais e os planos de aulas;
Participar de apresentação e divulgação do Gestar;
Realizar o acompanhamento da prática pedagógica do professor.
Executar as sessões presenciais;
Acompanhar ou orientar o estudo individual do professor cursista, a sua prática pedagógica, a ação do coordenador da escola;
Listar as dificuldades e demandas mais correntes na implementação do programa nas escolas e sugerir medidas de correção;
Avaliar o desenvolvimento do professor cursista, analisando indicadores de desempenho registrando o seu progresso;
Manter o coordenador do programa atualizado, apresentando relatórios e resultados das avaliações.

Unidade 4- O Gestar II, as expectativas de mudança e a Especificidade do Programa em
em cada escola.

O Programa conta com a construção coletiva dos professores, coordenada pelos formadores. Eles devem reservar horas para estudo individual, participar das sessões presenciais e se comprometer com o grupo de colegas, levando as suas parcelas de vivência para serem trabalhadas com as dos outros.
A dupla professor – aluno serão foco do Gestar II, a escola terá que voltar todas as suas ações para o aprimoramento desta relação, do ponto de vista afetivo e pedagógico, visando o desenvolvimento global dos alunos.


Unidade 5 - Procedimentos para a utilização dos cadernos de Atividades de Apoio à
Aprendizagem do aluno.

AAA – Caderno de Atividade de Apoio à Aprendizagem do Aluno.

Objetivos:
Subsidiar as aulas com atividades individualizadas dos alunos que se diferem quanto ao ritmo e forma de aprendizagem.
Promover atividades para ensinar conteúdos que o aluno não aprendeu anteriormente e sanar deficiências detectadas ao longo do processo.

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