terça-feira, 29 de setembro de 2009

Relatório: Oficina Livre


Na tarde do dia 28.09.2009, na GERED de Criciúma, a professora Luiza Liene Bressan proporcionou uma tarde muito agradável aos cursistas e formadoras do curso GESTAR II na disciplina de Língua Portuguesa, compartilhando com o grupo seus conhecimentos sobre semiótica.
Iniciamos a tarde navegando na imaginação com Fernando Pessoa em seu poema “Navegar”. Simplesmente, fantástico! Afogamo-nos em seu mar de belas palavras.
Dando continuidade, a professora falou sobre noções básicas da semiótica. O grupo demonstrou muito interesse pelo assunto, já que o tema veio ao encontro do curso Gestar II, um programa que tem nos orientado para a criação de uma nova escola, que contemple a complexidade do mundo contemporâneo, articulando-o com a educação de nossos alunos.
Mesmo sendo enfatizada a teoria de Peirce; Orland, Vigotsky, Saussure e Morris também foram mencionados.
Segundo a tricotomia pearciana, a semiótica é a ciência geral dos signos e o signo possui como suporte as trindades: o ícone(como primeiridade), o índice(como secundidade) e o símbolo (como terceridade).
Luíza concluiu com as três gerações da semiótica: estruturalismo, descontrutivismo e interacionismo. Neste último é que apoiamos nosso discurso no Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, pois pretendemos colocar em ação aquilo que falamos e transformar o ensino de Língua Portuguesa. E com isso, criar uma escola mais democrática e amorosa, que vise à autonomia e à auto-realização de cada aluno e que, ao mesmo tempo, tenha como horizonte a justiça social, a felicidade e a emancipação da humanidade.

Professora Eliane Magdalena, cursista do GESTAR II - Içara-SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário