UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-UNB
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA
FORMADORA: ROSANE PEDRO VIANA DA SILVA
IDENTIFICAÇÃO: TP6 UNIDADES: 23 e 24 DATA:24/08/09
OBJETIVO(S)
1- Identificar os elementos necessários ao desenvolvimento da etapa de edição.
2-Conhecer as principais tendências na produção de uma literatura para adolescentes e critérios de seleção de obras.
PROCEDIMENTOS E CRONOGRAMA:
1Mensagem: Experiência
Discussão da mensagem. (20 min)
2-Socialização das Atividades: Relato das atividades aplicadas das unidades 21 e 22 do TP 6 (30min)
3- Trabalhando o TP 6 : Apresentação das unidades 23 e 24 no data-show destacando os pontos importantes no TP.(60min.)
4-Teoria x Prática: Produção de um texto (em dupla). Sendo que a correção do texto será feita por outra dupla que deverá seguir as estratégias de correção da página 149. ( 60 min. )
5-Socialização das Atividades: Apresentação do texto e das estratégias utilizadas. (30 min. )
6- Leitura: Ampliando nossas referencias. (25 min. )
7- Reflexão Final: Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar.
Thiago Melo (15 min.)
8 -Avançando na Prática: Aplicação de atividades das unidades 23 e 24 com Relatório e amostra do trabalho do aluno.
MATERIAL DE APOIO
Computador
Data-show
Cadernos do TP e AA
Folhas
OBSERVAÇÕES
Os cursistas serão avaliados no decorrer do processo levando em consideração seu envolvimento no Programa bem como a aplicação das atividades em sala de aula e a entrega dos relatórios.
RELATÓRIO
O encontro foi iniciado com a mensagem “Experiência”, lida pelos cursistas e discutida posteriormente. Na seqüência fez-se o relato das atividades aplicadas com os alunos referente as Unidades 21 e 22 do TP6. Sendo que os professores estão gostando de aplicá-las e os alunos têm gosto em desenvolvê-las. O Programa Gestar II é bem aceito pelo grupo e muito elogiado. Após a socialização das atividades citadas, fez-se o estudo das Unidades 23 e 24 do TP6 expondo no power-point os pontos importantes e grifando no TP os mesmos . Para exercitar teoria x prática os cursistas reuniram-se em duplas e produziram um texto, trocaram-no com outra equipe, para que cada grupo fizesse a verificação do texto, estabelecendo os parâmetros da página 149 do TP. Foi uma atividade interessante, todos participaram houve discussão e aprendizagem.Ficou combinado que cada cursista escolherá e aplicará uma atividade referente as Unidades 23 e 24 ( do TP ou do AAA) para aplicar com seus alunos, trazendo o relatório pronto no próximo encontro. Para encerrar a tarde refletiu-se sobre o seguinte pensamento “ Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar” . (Tiago de Melo)
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA
FORMADORA: ROSANE PEDRO VIANA DA SILVA
IDENTIFICAÇÃO: TP6 UNIDADES: 23 e 24 DATA:24/08/09
OBJETIVO(S)
1- Identificar os elementos necessários ao desenvolvimento da etapa de edição.
2-Conhecer as principais tendências na produção de uma literatura para adolescentes e critérios de seleção de obras.
PROCEDIMENTOS E CRONOGRAMA:
1Mensagem: Experiência
Discussão da mensagem. (20 min)
2-Socialização das Atividades: Relato das atividades aplicadas das unidades 21 e 22 do TP 6 (30min)
3- Trabalhando o TP 6 : Apresentação das unidades 23 e 24 no data-show destacando os pontos importantes no TP.(60min.)
4-Teoria x Prática: Produção de um texto (em dupla). Sendo que a correção do texto será feita por outra dupla que deverá seguir as estratégias de correção da página 149. ( 60 min. )
5-Socialização das Atividades: Apresentação do texto e das estratégias utilizadas. (30 min. )
6- Leitura: Ampliando nossas referencias. (25 min. )
7- Reflexão Final: Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar.
Thiago Melo (15 min.)
8 -Avançando na Prática: Aplicação de atividades das unidades 23 e 24 com Relatório e amostra do trabalho do aluno.
MATERIAL DE APOIO
Computador
Data-show
Cadernos do TP e AA
Folhas
OBSERVAÇÕES
Os cursistas serão avaliados no decorrer do processo levando em consideração seu envolvimento no Programa bem como a aplicação das atividades em sala de aula e a entrega dos relatórios.
RELATÓRIO
O encontro foi iniciado com a mensagem “Experiência”, lida pelos cursistas e discutida posteriormente. Na seqüência fez-se o relato das atividades aplicadas com os alunos referente as Unidades 21 e 22 do TP6. Sendo que os professores estão gostando de aplicá-las e os alunos têm gosto em desenvolvê-las. O Programa Gestar II é bem aceito pelo grupo e muito elogiado. Após a socialização das atividades citadas, fez-se o estudo das Unidades 23 e 24 do TP6 expondo no power-point os pontos importantes e grifando no TP os mesmos . Para exercitar teoria x prática os cursistas reuniram-se em duplas e produziram um texto, trocaram-no com outra equipe, para que cada grupo fizesse a verificação do texto, estabelecendo os parâmetros da página 149 do TP. Foi uma atividade interessante, todos participaram houve discussão e aprendizagem.Ficou combinado que cada cursista escolherá e aplicará uma atividade referente as Unidades 23 e 24 ( do TP ou do AAA) para aplicar com seus alunos, trazendo o relatório pronto no próximo encontro. Para encerrar a tarde refletiu-se sobre o seguinte pensamento “ Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar” . (Tiago de Melo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário