segunda-feira, 24 de agosto de 2009




UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-UNB
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA

FORMADORA: ROSANE PEDRO VIANA DA SILVA

IDENTIFICAÇÃO: TP6 UNIDADES: 23 e 24 DATA:24/08/09

OBJETIVO(S)

1- Identificar os elementos necessários ao desenvolvimento da etapa de edição.
2-Conhecer as principais tendências na produção de uma literatura para adolescentes e critérios de seleção de obras.

PROCEDIMENTOS E CRONOGRAMA:

1Mensagem: Experiência
Discussão da mensagem. (20 min)


2-Socialização das Atividades: Relato das atividades aplicadas das unidades 21 e 22 do TP 6 (30min)

3- Trabalhando o TP 6 : Apresentação das unidades 23 e 24 no data-show destacando os pontos importantes no TP.(60min.)

4-Teoria x Prática: Produção de um texto (em dupla). Sendo que a correção do texto será feita por outra dupla que deverá seguir as estratégias de correção da página 149. ( 60 min. )

5-Socialização das Atividades: Apresentação do texto e das estratégias utilizadas. (30 min. )


6- Leitura: Ampliando nossas referencias. (25 min. )

7- Reflexão Final: Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar.
Thiago Melo (15 min.)

8 -Avançando na Prática: Aplicação de atividades das unidades 23 e 24 com Relatório e amostra do trabalho do aluno.

MATERIAL DE APOIO

Computador
Data-show
Cadernos do TP e AA
Folhas

OBSERVAÇÕES
Os cursistas serão avaliados no decorrer do processo levando em consideração seu envolvimento no Programa bem como a aplicação das atividades em sala de aula e a entrega dos relatórios.

RELATÓRIO

O encontro foi iniciado com a mensagem “Experiência”, lida pelos cursistas e discutida posteriormente. Na seqüência fez-se o relato das atividades aplicadas com os alunos referente as Unidades 21 e 22 do TP6. Sendo que os professores estão gostando de aplicá-las e os alunos têm gosto em desenvolvê-las. O Programa Gestar II é bem aceito pelo grupo e muito elogiado. Após a socialização das atividades citadas, fez-se o estudo das Unidades 23 e 24 do TP6 expondo no power-point os pontos importantes e grifando no TP os mesmos . Para exercitar teoria x prática os cursistas reuniram-se em duplas e produziram um texto, trocaram-no com outra equipe, para que cada grupo fizesse a verificação do texto, estabelecendo os parâmetros da página 149 do TP. Foi uma atividade interessante, todos participaram houve discussão e aprendizagem.Ficou combinado que cada cursista escolherá e aplicará uma atividade referente as Unidades 23 e 24 ( do TP ou do AAA) para aplicar com seus alunos, trazendo o relatório pronto no próximo encontro. Para encerrar a tarde refletiu-se sobre o seguinte pensamento “ Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar” . (Tiago de Melo)

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Curso Camboriú



















Foi mais uma etapa de conhecimento, interação e amizade.
Além dos momentos de descontração e divertimento......








UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-UNB
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA

FORMADORA: ROSANE PEDRO VIANA DA SILVA
IDENTIFICAÇÃO TP6

UNIDADES: 21 e 22 DATA: 10/08/09

OBJETIVO(S)

1- Identificar marcas de argumentatividade na organização dos textos.
2-Apresentar elementos de reflexão e estratégias relacionados ao planejamento de textos.

PROCEDIMENTOS E CRONOGRAMA


1-Momento de Reflexão: Para mim a primeira fase do Gestar foi ...... Cada cursista irá escrever e dar o seu depoimento. (20 min.)
2-Mensagem: Os sapos
Comentários e reflexão sobre a mensagem.(15 min)
3-Relato do Encontro de Acompanhamento:
Relatar sobre o Curso em Camboriú.(20 min.)
4-Trabalhando em grupo: Dividir a turma em dois grupos. Um grupo estuda a Unidades 21 e o outro a 22, levantando os tópicos mais importantes.(60 min.)
5-Socialização das Unidades Estudadas: Os grupos levantam os pontos importantes de cada unidade.
Sendo que no final de cada apresentação farei a conclusão da unidade no data-show.(6o min.)
6-Teoria x Prática: Atividade da página 40 do TP
Planejamento para Escrita e Reescrita da página 107 do TP (40 min.)
7-Avançando na Prática: Aplicação de atividades das unidades 21 e 22 com Relatório e amostra do trabalho do aluno. (10 min.)
8-Reflexão Final: O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar.
José Arthur Giannotti (15 min.)

MATERIAL DE APOIO

Computador
Data-show
Cadernos do TP e AA
Folhas

OBSERVAÇÕES
Os cursistas serão avaliados no decorrer do processo levando em consideração seu envolvimento no Programa bem como a aplicação das atividades em sala de aula e a entrega dos relatórios.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Relatório 10-08-09 TP6

O encontro teve início com a reflexão sobre a 1ª fase do Gestar II, onde cada cursista completou a seguinte frase: Para mim, a primeira fase do Gestar foi...
na seqüência cada um relatou sua experiência. Falou-se sobre o encontro em Camboriú, repassando como foi a semana. Também foi apresentado a mensagem “O sapo” no pawer-point (data show) e comentada por todos. O estudo das Unidades 21 e 22 do TP6 foi feito em conjunto no grande grupo e exposto no data show tópicos importantes, discutindo e grifando no TP os mesmos.
Em seguida os cursistas realizaram em grupos a atividade da página 40 do TP ( as diferentes formas de argumentar), e planejaram uma atividade de escrita para aplicar com seus alunos, socializando no grande grupo. Ficou combinado que cada cursista escolherá uma atividade da Unidade 21 e outra da 22 para aplicar com seus alunos, trazendo o relatório da mesma no próximo encontro. Para finalizar a tarde foi lido um pensamento de “José Arthur Giannotti”. Foi uma tarde proveitosa e agradável, todos gostaram muito.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS - GESTAR II


Para aproximar a produção escrita das necessidades enfrentadas no dia-a-dia, o caminho atual é levar a criança, o jovem e o adolescente a participar de forma eficiente de atividades da vida social que envolvam ler e escrever. Produzindo textos de qualidade, sabendo o que querem dizer, para quem escrevem e qual é o gênero que melhor exprime essas ideias, tornando assim, a prática da escrita mais prazerosa.
O estudo do TP5, proporcionou essa reflexão a cerca destes mecanismos, trazendo sugestões de atividades e muita discussão enriquecendo a prática pedagógica.
Os encontros presenciais foram muito produtivos, houve participação ativa dos cursistas e empenho na realização de suas atividades. Os relatórios das atividades não-presenciais aplicadas com os alunos mostraram o quanto o Programa Gestar da Aprendizagem está fazendo a diferença nas salas de aula.
Desta forma, os objetivos do programa estão sendo alcançados e contribuindo para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Os cursistas têm elogiado bastante o material e a sua fácil aplicação com os alunos envolvendo teoria x prática.
É maravilhoso ouvir comentários positivos a respeito do curso e da maneira como o mesmo está sendo conduzido.
Posso contar com o apoio da professora Andréia formadora da UNB, com sugestões de atividades e esclarecimentos sempre que necessito.
Vale ressaltar que meu envolvimento neste curso é de grande responsabilidade, envolvendo os cursistas de forma dinâmica e acolhedora num clima agradável e produtivo.