quarta-feira, 29 de abril de 2009

Relatório TP3

A sala de aula é um espaço privilegiado para a aprendizagem, onde crianças, adolescentes e jovens têm oportunidades e acesso a informações e experiências que o levam a construir-se como cidadão autônomo construtor de sua própria
história, tornando-se uma pessoa mais feliz, íntegra e consciente de seus direitos e deveres. E, neste processo, o professor desempenha um papel fundamental na formação do educando levando-o a constituir-se como sujeito na sua relação com o mundo.
Diante dessa visão, é tarefa do professor motivar seus alunos para que encontrem estímulos e vontade de aprender, sendo necessário rever a prática em sala de aula e buscar subsídios que proporcionem uma melhor qualidade de Educação.
Nessa perspectiva, O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, “Gestar II” vem contribuir para melhoria do processo ensino aprendizagem, enfocando uma nova
visão na aplicação da prática e teoria em sala de aula. Acreditando, nesta proposta e sentindo a necessidade de rever a prática pedagógica,estou nesse programa, repassando para outros professores de Língua Portuguesa essa nova metodologia.
No dia 30 do mês de março o curso teve início. A aula inaugural aconteceu no auditório da 21ª GERED, em Criciúma com a presença de todos os cursistas de Língua Portuguesa. A coordenadora regional Carla Maria Michels Nuernberg, apresentou a proposta do curso, as formadoras e esclareceu dúvidas. A professora Luiza falou em nome das formadoras, explicou nossa função no decorrer do curso e motivou os cursistas para se empenharem com dedicação neste programa de aprendizagem.
No dia 6 de abril foi a primeira aula com a minha turma. Tudo foi planejado minuciosamente para que desse certo. Aproveitei as idéias da professora Andréia confeccionando e customizando o crachá, a dinâmica do nó, onde cada um falou um pouco de sua vida pessoal e profissional. Fiz a explanação do Guia Geral no power point ( data show) pontuando tópicos importantes. Os cursistas interagiram com entusiasmo. No fim do encontro pedi para cada um resumir a tarde com uma só palavra, então tive a certeza que o encontro fora muito bom. Saí satisfeita com o meu trabalho.
Dia 13 de abril continuei a discussão do Guia Geral e a realização das atividades das páginas 13 e 21. Na seqüência apresentei as Unidades 9 e 10 do TP3, fazendo uso da tecnologia, para mostrar pontos importantes. Os cursistas realizaram atividades para aplicar em sala de aula incluindo a teoria apresentada.
Mais uma tarde proveitosa, onde todos gostaram.
No encontro, dia 27 de abril os cursistas relataram as atividades aplicadas com seus alunos e entregaram o relatório. Apresentei as Unidades 11 e 12 do TP3, abordando os pontos mais relevantes.
Todos os cursistas gostaram muito do material, enfatizando o fácil entendimento do conteúdo, das atividade e o fato de estarem prontas para aplicar em sala de aula, também, ressaltaram o interesse e entusiasmo dos alunos na realização das atividades.
Apontaram como pontos negativos o pouco tempo para aplicar as atividades, tendo em vista que nos encontramos toda semana.
A carga horária de 300h cansativa, pois todos ministram 40 aulas durante a semana.
Os cursistas estão mostrando um bom desempenho no curso, participando dos encontros e realizando suas atividades com dedicação.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Memorial Reflexivo de minha vida profissional


Bem, como menina sonhadora e cheia de planos desde os sete anos, quando entrei na escola para frequentar 1ª série já sabia de minha vocação , pois ensinar e poder compartilhar troca de experiências era meu sonho. Apesar das dificuldades encontradas na época para estudar, eu venci, pois morava na zona rural e o horário de circulação dos ônibus eram poucos . Filha de Pedro Viana, agropecuarista e Maria de Oliveira Viana professora, sempre tive muito apoio e incentivo de meus pais, a quem devo toda minha gratidão e respeito, com certeza eles foram meu alicerce e sustentaram meus anseios me conduzindo pelo caminho certo.
Frequentei a escola Reunida Manoel Fernandes próxima de minha casa, ali fiz meus primeiros anos escolares ( 1ª a 4ª séries). A partir da 5ª série fui estudar na escola de Ensino Fundamental Maria da Glória e Silva, localizada no bairro Aurora – Mineração, onde concluí o Ensino fundamental, foi um período muito bom, novas amizades, namoricos, aprendi muito. Ainda certa de meus planos futuros, me formar professora. Em 1996 iniciei o 2º grau na época tive que estudar em Criciúma , no Colegião por dois anos , tendo que me afastar da família e amigos para morar com minha avó paterna devido ao difícil acesso de transporte para chegar à escola. No início foi muito difícil ficar longe da família e amigos, mas como a persistência fala mais alto segui em frente. A menina moça –tímida tinha que desvendar diariamente as surpresas que a vida propunha. Então no último ano do Magistério voltei para Içara, minha terra natal, e terminei o curso estudando à noite na Escola de Educação Básica Antonio João, porque minha irmã mais nova iniciava o Ensino Médio e nós tínhamos que ir juntas para a escola.
Então em 1988 terminei o curso de magistério e me formei professora, o sonho começava tornar-se realidade, e no ano seguinte comecei a dar aulas adivinhe onde? É na escola em que fiz as séries iniciais, a escola próxima de minha casa, a minha escolinha. Tudo me alegrava e a cada dia eu me tornava mais feliz com o meu trabalho e com meus alunos, apesar das dificuldades, pois tinha que dar aulas para duas turmas juntas, fazer merenda, limpar a escola, dar aulas de Educação Física e Artes. Bom ,então no final do ano fiz o vestibular para Pedagogia e Letras segunda opção, porém passei em letras na 1ª chamada , e em 1990 iniciei o curso de Letras na UNESC no período vespertino, em princípio era só por uma semana e então mudaria para o curso de Pedagogia, mas algo inesperado aconteceu e com uma semana de aula me apaixonei pelo curso de Letras.
Foram os quatros melhores anos de minha vida enquanto estudante, novas amizades, desafios, conquistas. Tive muitos bons professores mas um em especial o Professor Dr Eurico Back (in memerium), este deixou profundas marcas de boas lembranças , seu carinho, sua simplicidade e acima de tudo seu conhecimento encantava a todos de minha turma. Tenho certeza de que o professor Eurico jamais morrerá em nossa memória .
Neste período da graduação fizemos uma viagem para Minas Gerais “Ouro Preto”, onde ficamos dez dias hospedados em repúblicas, conhecendo a história mineira, a cidade e os acadêmicos de lá, também fomos para “Ilha do Mel” Paraná, e ficamos dois dias em Curitiba conhecendo o local. Estes além de outros momentos, foram muito significativos para mim, jamais esquecerei os passeios, as aulas, os colegas,as provas inesperadas e o carinho que cada um deixou registrado em minha memória.
Formatura em janeiro de 1994 e casamento em junho do mesmo ano,enquanto isso minha vida profissional corria normalmente, traballhava no período matutino de 1ª a 4ª série e no período vespertino estudava, como disse antes sempre pude contar com o apoio financeiro de meus pais.
Neste mesmo ano comecei a dar aulas de Língua Portuguesa para alunos de 5ª a 8ª séries e Ensino Médio ,”nossa como sofri”, pois estudava muito para dar conta do “recado” e não transmitir fracasso diante dos alunos.
Daí então, parei de dar aulas para séries iniciais . Trabalhei durante oito anos na na mesma escola, pois meu trabalho correspondia com as expectativas .
Em 1999 passei no concurso público estadual e me efetivei numa escola afastada do centro da cidade, eu ia de manhã e só retornava para casa no fim do dia . Após dois anos fui convidada para assumir o cargo de diretora adjunta na escola a qual estou até hoje. Fiquei dois anos na direção , pois houve troca de governo, neste período fiz concurso de remoção e optei por esta escola que é a Escola de Educação Básica Antonio Colonetti. Neste período também fiz minha Pós-Graduação em Língua Portuguesa e Textualidade, na UNESC, o curso durou um ano e meio ,tínhamos aulas a cada quinze dias, na sexta-feira à noite e sábado o dia inteiro. Enquanto isto participei de muitos cursos de capacitação , curso de inglês, também uma segunda Pós – Graduação pela Universidade do estado de Santa Catarina – UDESC , cujo Título “Gestão Escolar”.
Nesta trajetória de minha vida vale lembrar o apoio de meu esposo Joélio e a chegada de meus dois filhos a Bárbara hoje com 11 anos e o João Pedro com 5 anos, são lindos e maravilhosos. Sou muito feliz junto a minha família e a escola onde trabalho que tenho como minha segunda casa, tenho muito carinho pelos meus alunos e colegas de trabalho.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Resumo do Guia Geral


Gestar II – Programa Gestão da Aprendizagem escolar.

Unidade 1 – O Gestar II como programa de formação Continuada em Serviço.

É um programa de formação continuada semipresencial, orientada para a formação
de professores de Matemática e língua Portuguesa, objetivando a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
A finalidade do programa é elevar a competência dos professores e seus alunos e, consequentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sociocultural.

A modalidade do programa é de formação semipresencial fundamentada pele teoria e pelos pressupostos da educação a distância, que oferece estratégias de estudo individual, visando a autonomia do estudante. Esta formação, apoiada por cadernos teóricos- práticos para o estudo autônomo, inclui encontros presenciais para a realização de atividades como: troca de experiências e reflexão individual e em grupos, esclarecimentos de dùvidas e questionamentos , planejamento e elaboração de situações didáticas, análise crítica das atividades práticas em sala de aula.

O programa garante a formação continuada em serviço para professores e formadores a ser desenvolvida ao longo de um ano, sendo 96h presenciais para formadores e 204 horas não- presenciais. Devendo ter no mínimo 75% de freqüência, entregar os portfólio e as atividades indicadas. O formador receberá sua certificação pela UNB.

O professor cursista estadual/ municipal ficará sob responsabilidade do professor formador, tendo 300 horas de curso: 120 presencial e 180 à distância. A certificação será feita pela secretaria estadual/ Municipal.

Os materiais de ensino-aprendizagem são:
6 cadernos de Teoria e Prática – T P
1 Guia Geral
1 caderno do Formador


Estratégias para implementação e avaliação;
Oficinas Coletivas;
Plantão pedagógico;
Realização das atividades;
Relatórios quinzenais;
Atividades em sala de aula.




Unidade 2 - A Proposta Pedagógica do Gestar II

O trabalho do Gestar II se baseia na concepção sócio-construtivista do processo de ensino-aprendizagem, onde alunos e professor constroem juntos o conhecimento em sala de aula por meio de uma relação apoiada no interesse e na participação ativa dos alunos e da atuação do professor como mediador, entre os alunos e o conhecimento sócia e historicamente construído.


Currículo do Gestar II – Língua Portuguesa

Objetivo Geral: Possibilitar ao professor de Língua Portuguesa de ano finais um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.


Nos cadernos de Teoria e Prática , busca-se evidenciar que, no trabalho com a linguagem, se privilegia o uso da Língua como atividade social e comunicativa em que os interlocutores atuam em um espaço cultural e histórico.

Os Cadernos de Teoria e Prática:
TP1- Linguagem e Cultura
TP2- Análise Lingüística e Análise Literária
TP3 – Gêneros e Tipos Textuais
TP4 – Leitura e Processos de Escrita I
TP5 - Estilo, Coerência e Coesão
TP6 – Leitura e Processos da Escrita II


Unidade 3 - A Implementação do Gestar II

Organização dos Cadernos de Teoria e Prática
1- Título da Unidade
2- Iniciando nossa conversa
3- Definindo nosso Ponto de Chegada: objetivos
4- Seções
Atividades
Indo à sala de aula
Avançando na prática
Importante
Recordando
Resumindo
Bibliografia
Leituras Sugeridas
Ampliando nossas Referências
Correção das Atividades


Sistema de Avaliação do Professor Cursista

Direitos e deveres;
Freqüência de 75%
Lição de casa ou socializando o conhecimento ( portfólio)
Projeto

Atribuições e Responsabilidades do Formador para com o Cursista

Planejar os encontros presenciais e os planos de aulas;
Participar de apresentação e divulgação do Gestar;
Realizar o acompanhamento da prática pedagógica do professor.
Executar as sessões presenciais;
Acompanhar ou orientar o estudo individual do professor cursista, a sua prática pedagógica, a ação do coordenador da escola;
Listar as dificuldades e demandas mais correntes na implementação do programa nas escolas e sugerir medidas de correção;
Avaliar o desenvolvimento do professor cursista, analisando indicadores de desempenho registrando o seu progresso;
Manter o coordenador do programa atualizado, apresentando relatórios e resultados das avaliações.

Unidade 4- O Gestar II, as expectativas de mudança e a Especificidade do Programa em
em cada escola.

O Programa conta com a construção coletiva dos professores, coordenada pelos formadores. Eles devem reservar horas para estudo individual, participar das sessões presenciais e se comprometer com o grupo de colegas, levando as suas parcelas de vivência para serem trabalhadas com as dos outros.
A dupla professor – aluno serão foco do Gestar II, a escola terá que voltar todas as suas ações para o aprimoramento desta relação, do ponto de vista afetivo e pedagógico, visando o desenvolvimento global dos alunos.


Unidade 5 - Procedimentos para a utilização dos cadernos de Atividades de Apoio à
Aprendizagem do aluno.

AAA – Caderno de Atividade de Apoio à Aprendizagem do Aluno.

Objetivos:
Subsidiar as aulas com atividades individualizadas dos alunos que se diferem quanto ao ritmo e forma de aprendizagem.
Promover atividades para ensinar conteúdos que o aluno não aprendeu anteriormente e sanar deficiências detectadas ao longo do processo.