UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-UNB
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTAR II LÍNGUA PORTUGUES
FORMADORA: ROSANE PEDRO VIANA DA SILVA |
IDENTIFICAÇÃO | TP 2 | UNIDADES: 5,6 DATA: 19/10/09 |
OBJETIVO(S) | 1-Caracterizar a gramática interna, a descritiva e a normativa e o ensino produtivo, reflexivo e prescritivo. 2-Conceituar e identificar frase. |
P R O C E D I M E N T O S C R O N O G R A M A | 1 | Mensagem: Frases perfeitas Discussão da mensagem. | 20 Min |
2 | Socialização das Atividades: Relato das atividades aplicadas do TP 1 | 30 Min | |
3 | Trabalhando o TP 2: Apresentação das unidades 5,6, no data-show destacando os pontos importantes no TP. | 60 Min | |
4 | Teoria x Prática: Analise do “Texto Divertido” planejando sua aplicabilidade. | 60 Min | |
5 | Socialização das Atividades: Apresentação do planejamento do texto | 30 Min | |
6 | Leitura: Ampliando nossas referencias do TP. Leitura e Discussão | 25 Min | |
7 | Reflexão Final: Autoestima | 15 Min | |
8 | Avançando na Prática: Aplicação de atividades das unidades trabalhadas com Relatório e amostra do trabalho do aluno. | |
MATERIAL DE APOIO | Computador Data-show Cadernos do TP e AA Folhas |
OBSERVAÇÕES | Os cursistas serão avaliados no decorrer do processo levando em consideração seu envolvimento no Programa bem como a aplicação das atividades em sala de aula e a entrega dos relatórios. |
CURSISTA - ISOLETE APARECIDA CAMARGO LUCINSKI
RELATÓRIO DO ENCONTRO DO DIA 19/10/09.
Iniciamos a tarde com a fala das formadoras Rainilde e Rosane apresentando a mensagem: “Frases Perfeitas”.
Ray inicia relatando sobre TP1; - Gramática: seus vários sentidos que devemos respeitar as marcas da língua, pois não devemos dizer: certo ou errado, mas sim devemos ver qual o motivo da palavra estar ali no momento.
Não devemos trabalhar a gramática separadamente, mas sim contextualizada. Tornando assim as aulas mais dinâmicas e diferentes para que os alunos não se cansem delas.
Deve haver uma interdisciplinaridade entre todas as disciplinas. Em sua fala nos diz que é bem melhor a gramática internalizada do que separada, os alunos aprendem melhor. “O professor sofre mais, pois, não estamos acostumados a esse processo.”
Entre os cursistas foi comentado suas experiências sobre as placas: em que não se deve dizer certo ou errado pois não sabemos qual foi a intenção de estar escrita assim.
Devemos analisar a linguagem internalizada de cada grupo ou comunidade depois julgar a mesma.
Rosane apresenta no data show vários textos nos mostrando a importância de uma linguagem correta onde entre bem em nossos ouvidos sem ferí-los. Portanto sabemos que o texto pode mudar de sentido conforme onde colocarmos a pontuação. Devemos também ilustrar nossas aulas para que nossos alunos possam entender melhor o assunto que está sendo ministrado.
Relata também as várias formas gramaticais que se encontra no TP1. Dentre estas devemos ter interpretação de mundo para entender melhor as situações ao nosso redor.
Temos que deixar bem claro que não é só o professor de Língua Portuguesa que deve saber interpretar ou falar entre outras “cosi tas mais”, mas, sim todos os outros de outras disciplinas.
Rosane apresenta ainda no data show, várias hipóteses de como trabalhar com os, alunos sobre frases e sua organização, arte: forma e funções e figuras de linguagem, que podemos encontrar no TP1.
Enfim, terminamos o encontro com socialização das atividades aplicadas e a mensagem final sobre autoestima para mulheres.
Nosso encontro foi bem divertido com bastante interação, muitas gargalhadas e descontração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário